Creio no Deus do Impossível Creio que tudo posso naquele que me fortalece

domingo, 12 de agosto de 2007

Romanos 8.28




"TODAS AS COUSAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS"


Conta-se que um rei tinha o hábito de caçar nas florestas, sempre acompanhado de um conselheiro muito querido. Um dia, porém, ao disparar a arma, a mesma explodiu, arrancando-lhe um dedo da mão direita.

Inconformado, o monarca perguntou ao seu companheiro de caçada como pudera Deus permitir que tal coisa acontecesse. Bem majestade, respondeu ele, a Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus.

Logo só posso concluir que, se ele permitiu que o senhor passasse por tal infortúnio, é porque isso acabará por concorrer para o seu bem.

O rei ficou ofendido com a resposta. Como aquela mutilação humilhante poderia trazer-lhe algum benefício? Que absurdo!

Ainda cheio de amargura e revolta, ordenou que o piedoso conselheiro fosse preso.

Alguns meses se passaram e o rei voltou às caçadas. Dessa vez algo ainda mais grave lhe aconteceu: foi aprisionado por um grupo de selvagens que decidiram sacrificá-lo ao Deus da tribo. Tudo parecia perdido.

Entretanto, na hora de matá-lo, os nativos perceberam que lhe faltava um dedo na mão direita. Como a crença deles exigia que somente vítimas fisicamente perfeitas fossem oferecidas aquele Deus, acabaram por soltá-lo. Impressionado, o monarca, assim que retornou ao palácio, mandou retirar da prisão seu fiel conselheiro. Pediu-lhe desculpas, agradeceu-lhe as palavras que havia dito e reconheceu que ele, afinal, estava com a razão. Mas ainda havia algo que não conseguia entender. Por que Deus permitiu que você fosse preso injustamente, se na verdade estava apenas defendendo a integridade dele? Pense bem, majestade, tornou-lhe o conselheiro, se eu não estivesse na prisão, teria acompanhado o senhor nessa última caçada, como fazia todas as vezes, e também teria sido capturado pelos selvagens.

Acontece que eu tenho todos os dedos e, portanto, certamente teria sido morto em sacrifício aos seus ídolos! Logo, todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus...


Fim


Quando o rei ouviu de seu conselheiro que o fato de ele perder seu dedo também cooperava para o seu bem, ficou muito ofendido, amargurado. Não conseguia entender o porque Deus permitiu este infortúnio, e ordenou que prendesse seu amigo.


Analisando este texto, notamos que o rei estava com o seu olhar centrado para o momento, no episódio, na dor. Sua visão não estava no todo poderoso, no Deus que converte em bênção o mal que intentam contra nós.


"Todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", é ao meu ver, um dos versículos, mais difícil de se acreditar. Em toda a Bíblia, principalmente quando atravessamos um momento de angústia, ou trazemos no peito lembranças que não conseguimos superar.

No entanto trata-se de uma afirmação verdadeira.


Acontecimentos ruins podem acometer a vida do cristão e deixá-lo triste, amargurado, revoltado, sem esperança.


Coisas ruins acontecem a todo mundo.


Quem já não passou por alguma situação ruim?


O fato de sermos, servos de Deus e crentes em Cristo, não nos torna imunes ao sofrimento.


Não nos isenta de dores, doenças, acidentes, contrariedades, traições, perdas, separações, injustiças, decepções, etc.


Vemos na Bíblia que muitos homens e mulheres de Deus tiveram seus momentos de ansiedade, angústia, desânimo e aflição.


Em alguns casos, a depressão alcançou proporções tão graves, que esses nobres personagens Bíblicos chegaram a desejar a morte, e mesmo a pedi-la a Deus.


Moíses disse: " se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos, e não me deixes ver a minha miséria" Nm 11.15


Elias ameaçado por Jezebel, " Foi ao deserto, cominho de um dia, e veio e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais". 1 Rs 19.4


Jonas: " Peço-te: pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver".

Jn 4.3


Jeremias foi mais longe: desejou nunca ter nascido. Disse ele: "maldito a dia em que nasci! Por que não me matou Deus no ventre materno? Por que minha mãe não foi minha sepultura? Ou não permaneceu grávida perpétuamente? Por que saí do ventre materno tão somente para ver trabalho e tristeza e para que se consumam de vergonha os meus dias. Jr 20.14,17,18.


O apóstolo Paulo, admirado como modelo de firmeza e perseverança, esteve perto de entregar os pontos: " Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobre veio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até a própria vida. 2 Co 1.8


O sofrimento que o rei experimentou foi usado por Deus para liberta-lo e não deixa-lo virar alimento da aldeia de índios canibais.


O que a princípio parecia uma coisa muito ruim, humilhante, foi no futuro transformado por Deus em uma grandiosa bênção, em um grande livramento.


A medida que deixamos nossas vidas nas mãos da sabedoria divina, Ele transforma. Dá um novo significado, um novo propósito, de forma a poderem concorrer para o nosso bem.


Deus tem poder para dar um novo sentido as nossas experiências negativas.


Compensa confiar, e esperar!





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou...uma eterna sonhadora... estou em contrução... sempre em construção... hoje já não sou o que fui ontem... Graças a Deus!